Como medir a lealdade do usuário online?

Como medir a lealdade do usuário? A questão pareceria clara. Mas existem muitas soluções para esse problema. O equívoco dos profissionais de marketing: você pode medir a lealdade do usuário apenas se a empresa oferecer um programa de lealdade.

A presença de um programa de fidelidade simplifica a solução da tarefa. Mas existem métodos para medir a lealdade com base no comportamento do usuário.

Como medir a lealdade do usuário? Aqui estão maneiras eficazes de determinar o comprometimento da marca do usuário, independentemente da presença de um programa de fidelidade existente na empresa.

Valor da vida do cliente – valor do consumidor para o cliente reflete o lucro que o usuário trará ao longo de sua vida, e não a receita de uma única compra.

O indicador de valor do cliente reflete melhor a lealdade do cliente, pois seu cálculo leva em consideração indicadores tão importantes quanto a frequência das compras e por quanto tempo os usuários ficam na sua empresa.

Se um usuário compra com frequência e por um longo período de tempo, o nível de sua lealdade pode ser classificado como alto. Embora o CLV não mostre como os usuários são leais à marca no momento, o indicador demonstrará como o nível de lealdade (atitude do usuário em relação à marca) muda com o tempo.

Quando você sabe quantos clientes retornam para você após a primeira compra, você tem uma ideia melhor do nível de lealdade entre os clientes do site. Este indicador caracteriza a situação atual, não uma tendência.

Este indicador demonstra perfeitamente a eficácia das alterações feitas. Portanto, se o nível de constância do usuário aumentou após melhorar a usabilidade, a navegação, a forma de apresentar as notícias e a organização de um catálogo, você está seguindo na direção certa.

Como aumentar a lealdade? Cada usuário possui recursos pessoais que devem ser gastos para fazer uma compra no seu site. Isso é tempo, esforço, dinheiro, emoções. O objetivo de qualquer usuário de um site comercial ou não comercial é conseguir o que deseja com o menor custo. Para aumentar a lealdade do usuário, é necessário:

Reduzir o custo da interação – economize recursos importantes para o usuário – isso é tempo, esforço, dinheiro. Em relação ao site, isso melhora a usabilidade, a navegação simplificada, os níveis reduzidos de aninhamento e o número de cliques para comprar.

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