Como segmentar seus clientes?

É difícil alcançar um grupo selecionado de clientes. A seleção apropriada de ferramentas de marketing é difícil e a transição de um grupo de compradores para outro – pode envolver trabalho e investimentos adicionais. A segmentação do mercado é uma maneira de combinar perfeitamente a mensagem publicitária e a oferta comercial ao cliente. Graças a isso, alcançaremos facilmente nossas ofertas para as pessoas interessadas, gerando economia de tempo e dinheiro.

Os fatores que afetam a compra de um bem por um cliente que são diferentes do preço são o recebimento do produto. Indica o contexto em que o produto existe. Aninhado na mente subconsciente do cliente, permite associá-lo mais facilmente à necessidade de compra que aparece. A segmentação de clientes no mundo dos negócios nos permite escolher uma mensagem comercial e de marketing que trará o cliente para nós quando surgir uma necessidade de compra. Apareceremos em sua consciência como uma loja que pode satisfazer seus desejos.

Dependendo da gama de produtos, tentaremos alcançar diferentes grupos-alvo. No entanto, existem lojas ou marcas que direcionam sua oferta para muitos grupos de clientes. Isso pode ser observado principalmente no caso de lojas de roupas e alimentos. Uma quantidade enorme de mercadorias diversas nos obriga espontaneamente a direcionar a oferta a vários destinatários. O conceito de segmentação é baseado na suposição de diversificação e adaptação do marketing às necessidades e expectativas de um determinado grupo de destinatários. O número de segmentos varia de acordo com a diferença entre nossos clientes. No entanto, é raro haver muitos deles e, geralmente, as empresas se concentram apenas em alguns deles.

O que você pode ganhar? Se você realizar a segmentação apropriada, aprenderá as necessidades e hábitos dos clientes atuais, perdidos e potenciais. Graças ao melhor reconhecimento do mercado, é possível ajustar o produto às expectativas dos compradores. A segmentação também melhora a eficácia das mensagens e notícias publicitárias e as adapta ao orçamento atual. Além disso, a segmentação pode ajudá-lo a diversificar sua receita em um momento mais difícil, alterando o foco em grupos mais lucrativos em um determinado período. Pesquisas mostram que, durante períodos de desaceleração, os clientes reduzem claramente os gastos do consumidor. Isso implica a necessidade de alcançar apenas um ou dois dos grupos mais lucrativos. Os custos de segmentação são relativamente baixos se os combinarmos com novos clientes e uma injeção de dinheiro que podemos receber dele.

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