Zara pode estar vendendo as lojas da Espanha e de Portugal por US$ 472 milhões

A maior companhia de varejo de peças de roupa do planeta, a Inditex, está tentando vender 16 estabelecimentos da Zara localizados na Península Ibérica, já que existe uma previsão de que as compras pela internet cresçam em todo o território espanhol.

A empresa Inditex foi fundada e ainda pertence a Amancio Ortega, que possui  a quarta maior fortuna do planeta,  segundo a Forbes. O dono da empresa está procurando um comprador pelas lojas, e espera arrecadar com isso cerca de US$ 472 milhões, fazendo um acordo de compra e arrendamento de vinte anos, podendo o comprador sair dos imóveis depois de cinco anos. Desse total de dezesseis lojas, duas estão em Portugal e quatorze ficam na Espanha.

Segundo um representante da empresa, esta venda faz parte de uma tática para tornar homogênea o plano de locação. A grande parte das lojas da Inditex são manipuladas através de arrendamentos.

A empresa obteve cerca de 11,7 bilhões de euros de receita somente nos primeiros seis meses do ano, que foram gerados principalmente pelo aumento das compras feitas pela internet. A empresa está acreditando que a Espanha vai recuperar as suas vendas online, em relação aos outros países europeus. De acordo com a Aberdeen Standard Investments, no último ano 3% das compras espanholas foram realizadas pela internet, no Reino Unido foram 15%, enquanto que a média europeia como um todo ficou em 8%.

No momento, o território espanhol tem a menor aquisição pela internet entre os países europeus, mas a estimativa é de que o país vai apresentar a maior taxa de aumento dentro de alguns anos no setor de vendas on-line, devido às mudanças culturais que devem acontecer no país, de acordo com diretor mundial de estudos sobre investimentos imobiliários, Andrew Allen, da Aberdeen Standard Investments. Ele também declarou, que a estimativa de crescimento até 2021 para a Espanha é de 18%, enquanto que o restante da Europa como um todo deve apresentar cerca de 12% de aumento, no mesmo período.

A empresa Inditex começou a sua história em 1963, iniciando com uma pequena oficina que produzia roupas de baixo custo para as mulheres. No momento, são mais de sete mil lojas localizadas em 94 países.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *