Tecnologia da Synaptics é aposta de mercado de smartphones em 2018

As tendências de design para o ano de 2017 se confirmaram nos novos smartphones lançados neste ano. As chamadas “telas infinitas” foram implantadas no design do iPhone X e do Galaxy S8 das empresas Apple e Samsung. A previsão para 2018 em relação aos smartphones é de que a tecnologia ganhe mais espaço que o design, trazendo soluções para os sensores de digitais que foram excluídos com a nova tendência de “telas infinitas”.

Anteriormente, a maioria dos smartphones apresentavam uma única tecla central para que o desbloqueio da tela fosse feito. Contudo, a evolução do design desses dispositivos pede soluções mais inteligentes.

No caso da Apple, a solução utilizada pela empresa em seus dispositivos de “tela infinita” foi implantar o sistema FaceID, um sistema que funciona a partir de sensores que reconhecem o formato e as linhas características da face do dono do aparelho para destravá-lo. Já a Samsung não adotou o uso de grandes tecnologias para solucionar o problema, a empresa utilizou um recurso bastante utilizado por outras empresas de tecnologia que é simplesmente deslocar o sensor para a parte traseira do smartphone.

Contudo, esse quadro poderá ainda ser mudado por outra solução que promete ser a grande tendência para os smartphones de 2018. A empresa de soluções de interface que opera através do toque, a Synaptics, revelou recentemente que seus testes feitos com sensores de digitais que são integrados ao vidro da tela dos smartphones obteve bons resultados. A tecnologia batizada de Clear ID foi desenvolvida e testada pela empresa, que revelou ótimas perspectivas para o próximo ano.

Dentre as boas perspectivas para o próximo ano, a Synaptics já revelou que 2018 começará com demonstrações de um primeiro cliente no mês de janeiro. Embora o anúncio tenha revelado o início do uso da tecnologia, a empresa não mencionou qual fabricante de smartphones será o primeiro a utilizar a tecnologia nos aparelhos. Contudo, a Synaptics informou que seu primeiro cliente está na lista dos cinco maiores fabricantes de aparelhos desse tipo.

Segundo a IDC, uma empresa de consultoria de mercado, a lista dos cinco maiores fabricantes de smartphones é composta pelas empresas: Apple, Samsung, Huawei, Vivo e Oppo. Alguns sites avaliam que a Apple pode ser descartada como cliente em potencial, pois a empresa considera utilizar tecnologias desenvolvidas por ela mesma. Sendo assim, a lista é reduzida para as quatro empresas restantes.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *