Pagamento online com cartão Santander poderá ser feito com reconhecimento facial

As novas tecnologias de reconhecimento facial e biometria digital passou a fazer parte do sistema de pagamento do Santander Brasil. Em um novo lançamento, o banco Santander Brasil com a parceria da Mastercard e da empresa varejista do e-commerce Dafiti, divulgou que pagamentos online poderão ser realizados através das duas tecnologias.

Já utilizada em 14 países, essa nova tecnologia mais segura foi chamada de Identify Check Mobile. Segundo o Santander Brasil, a tecnologia estará totalmente disponível a partir do primeiro trimestre de 2018. O banco havia iniciado os testes para aperfeiçoar a tecnologia através da ajuda de funcionários em agosto de 2017, e agora no mês de dezembro, o banco realizou uma expansão do teste para 120 mil clientes a fim de identificar possíveis problemas e solucioná-los até o lançamento oficial.

Segundo o superintendente-executivo Rodrigo Cury que corresponde ao setor de Cartões do Santander Brasil, a escolha dos clientes para o teste teve um critério especial: “Escolhemos clientes Santander que já tinham feito alguma compra com a Dafiti”. Segundo Cury, as novas tecnologias poderão trazer mais segurança também para as compras realizadas no site da varejista Dafiti.

Os dados do banco revelaram que até o mês de novembro de 2017, o número de transações online realizadas a partir dos cartões do Santander Brasil teve uma alta de 40% se comparado com o ano passado. Em decorrência dessa alta, o Santander Brasil já investiu R$ 2 bilhões para desenvolver novas tecnologias e implantar outras já existentes para pagamentos online.

A Mastercard, empresa que está operando o sistema Identify Check Mobile, revelou que o projeto piloto também está sendo testado no México. O vice-presidente da Mastercard, Paulo Frossard, não revelou qual será o custo oficial para implantar a nova tecnologia como forma de pagamento tanto no Brasil quanto no México.

Frossard ainda revelou que o cadastro do sistema de biometria poderá ser realizado através do aplicativo que é compatível para os sistemas iOS e Android. O procedimento do cadastro contará com autorização realizada apenas pelo banco Santander Brasil. “Além da autenticação biométrica e facial, a tecnologia também valida o smartphone procedimentos que podem ser realizados pelo consumidor”, disse Frossard.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *