Programa criado pelo Carrefour pretende diminuir o desperdício de alimentos

Como medida sustentável, a grande rede de hipermercados Carrefour lançou um novo programa no Brasil que visa a diminuição do desperdício de alimento. A iniciativa que foi chamada de Únicos, visa a comercialização dos alimentos que fogem dos padrões estéticos, mas que mantém sua ótima qualidade. Esse incentivo a escolha de alimentos considerados “feios”, terá descontos a partir de 30% nos valores das frutas e dos legumes.

Atualmente, os padrões estéticos adotados pelos produtores e varejistas no país identifica que os alimentos com calibre, formato e tamanho diferentes não estão aptos para a comercialização. Sendo assim, esses alimentos são comumente jogados fora, quando na verdade mantém sua ótima qualidade que poderia ser muito bem aproveitada.

Por isso, a rede de hipermercados prevê que a iniciativa contribua para a diminuição do desperdício de alimento no país, criando ao mesmo tempo a possibilidade do aproveitamentos dos alimentos considerados fora dos padrões estéticos. Inicialmente, o programa se estenderá a algumas unidades da rede no estado de São Paulo, onde todas as sextas-feiras do mês terão a comercialização com descontos nos alimentos considerados “feios” no programa Únicos.

Segundo o próprio Carrefour, a rede de hipermercados oferecerá uma área com comunicação e mobiliário específico para atender ao programa Únicos. Neste local, haverá a exposição de diversas variedades de verduras, frutas e legumes, sendo os seguintes itens: abobrinha italiana, berinjela, batata, cebola, cenoura, beterraba, laranja pêra, chuchu, pepino, maçã gala, tomate, entre outros alimentos. Todos eles serão comercializados em pacotes fechados já pesados.

Ainda em fase de implantação, apenas dois hipermercados da rede atendem ao sistema Únicos, sendo eles dos bairros Pinheiros e José Bonifácio. A intenção da rede Carrefour é estender o programa nos próximos meses para todo o estado de São Paulo, e consequentemente, para todos os pontos Carrefour no país.

Além dessa nova iniciativa adotada pelo Carrefour, o grupo ainda possui outras iniciativas semelhantes oferecidas no Atacadão da rece. No formato de cash&carry do grupo, a rede comercializa alimentos considerados “feios” desde 2015 através de descontos. O programa adotado para essa comercialização foi chamado de “Sans Form”, onde os legumes, as frutas e as verduras são vendidos com descontos por estarem fora dos padrões exigidos para a venda. Essa iniciativa já está disponível em alguns estados do país, sendo eles: São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *