Luiz Carlos Trabuco Cappi – saiba um pouco da história do presidente do Bradesco

Um profissional influente, com grande persistência e capaz de transformar garra em resultados. Esse é o presidente do Bradesco Luiz Carlos Trabuco Cappi, o qual está a frente do segundo maior banco privado do país desde 2009, quando seu antecessor, Márcio Cypriano deixou a cadeira por conta do estatuto que não permite presidentes com mais de 65 anos.

Seu começo e o setor de seguros

Na época Luiz Carlos Trabuco Cappi comandava a Bradesco Seguros e foi neste setor em que se destacou, sendo o responsável por sua indicação à presidência da instituição. Em 2007, por exemplo, recebeu pela segunda vez, o troféu Personalidade de Seguros do Ano.

No período que passou na Seguros, entre 2003 e 2009, alavancou os rendimentos do banco, contribuindo para 30% do seu lucro. Mas seu prestígio não começou da noite para o dia. Assim como outros colaboradores, iniciou sua jornada há muitos anos, mas precisamente em 1969, quando começou a trabalhar no Bradesco.

A chegada a presidência

Trabuco, como é chamado por amigos e parentes, trilhou um caminho árduo até a presidência, passando por todos os escalões e níveis hierárquicos até essa conquista. Quando assumiu a presidência, em 2009, o banco havia perdido o primeiro lugar dos bancos privados atuantes no país.

Com cautela, Luiz Carlos Trabuco Cappi dispensou uma corrida desenfreada para assumir a liderança, adotando uma posição de renovação. Inicialmente criou a universidade corporativa, buscou renovar os quadros de liderança por meio de conversas e reuniões com executivos de todos os escalões do banco.

Também estabeleceu novos rituais no intuito de oferecer maior autonomia aos colaboradores promovidos. Quem era promovido se reunia juntamente com executivos no Salão Nobre, o mais importante e solene do banco, e poderia falar, passar uma mensagem, dar opiniões e posicionamentos. A ideia era obter novas ideias e aumentar o interesse dos promovidos pela instituição.

A aquisição do HSBC

“Nosso objetivo é fazer o melhor trabalho nos municípios que atendemos.” Tempos depois começou a arquitetar mudanças significativas para alavancar o crescimento do Bradesco. A maior delas ocorreu em 2015, com a aquisição da filial brasileira do HSBC pelo montante de US$ 5,2 bilhões, na maior negociação no Brasil do ano.

Com a incorporação, o Bradesco reacendeu a briga pela primeira posição no segmento dos bancos privados brasileiros. Em uma soma simples da sua participação de mercado superou o concorrente em rede de agências, quantidade de correntistas e total de fundos de investimentos.

Segundo Trabuco a compra do HSBC permitiu um crescimento/ participação que só poderiam ser obtidos com cerca de seis anos de crescimento orgânico. Por conta da negociação, o executivo foi escolhido o “EMPREENDEDOR DO ANO NAS FINANÇAS” pela mídia especializada.

Sobre Luiz Carlos Trabuco Cappi

Luiz Carlos Trabuco Cappi é um homem de hábitos simples, discreto e avesso a badalações. Chega ao banco por volta das 7 da manhã e trabalha até as 6 da tarde. Em algumas situações estende o expediente a encontros e jantares de negócio.

Nasceu em Marília no ano de 1951 e formou-se em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Universidade de São Paulo.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *