Os erros mais comuns de jovens empreendedores

Empreender não é uma tarefa fácil para ninguém. Nem para os mais novos nem para os mais velhos. Visto isso, muitas pessoas podem ter dúvidas sobre as várias fases do negócio e se perder o meio de tantas possibilidades. A melhor solução é se antecipar ao problema e criar alternativas confiáveis ao sucesso da empresa. Segue abaixo os erros mais comuns de jovens empreendedores. Esses erros podem ser solucionados e daí surgir boas oportunidades de negócio.

Falta de planejamento

O planejamento é sem dúvida o passo mais importante no início de uma empresa. Como o negócio ainda não está estruturado pode desmotivar o empresário apressado. Como diz o ditado, a pressa é inimiga da perfeição, e é mesmo. Na busca de lucrar rápido o empreendedor pode ultrapassar a fase do planejamento e deixar algumas preocupações de lado. A fase de planejamento é importante porque nela o empresário conhece o mercado consumidor e descobre os possíveis produtos e serviços que podem ser ofertados. Então, caro empreendedor, não tenha medo de planejar.

Experiência relevante

Considerar a experiência de profissionais mais velhos é um fator importante na construção de um negócio saudável e em relações interpessoais agradáveis. Antigamente, não tínhamos uma cultura de viagens e intercâmbio presente nos dias atuais. Mas muitos executivos conquistaram sucesso na carreira. Para os empreendedores mais jovens é preciso aceitar essas mudanças culturais e dar relevância para o que realmente importa: competência. Por isso, há de se dar valor às experiências de vida diferentes, pessoas mais velhas e com potencial para o sucesso. Formar uma equipe que saiba trabalhar é um ótimo desafio e um caminho mais fácil para o sucesso.

Desistência

Para muitos jovens empreendedores se uma ideia não deu certo, partem para próxima sem olhar para trás. A dica aqui é que se empreendedor acredita no negócio, fez um ótimo planejamento, tem uma equipe capacitada, ele deve persistir. Algumas empresas dão consultoria para empresários que estão precisando de conselhos, seja na área de gestão, financeiro e projetos. O Sebrae oferece cursos online de acordo com cada fase do negócio. O conselho é o empreendedor não se desespere, tenha calma e confiança no negócio.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *