Como precificar um produto?

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Uma empresa que está atenta ao marketing, saberá promover o seu produto de uma maneira eficiente. Um dos “pês” do marketing é do “preço”, enquanto esse é o único “pê” que gera uma receita, os outros “pês” (produto, promoção e praça) geram despesas.

Acertar na precificação de um produto é fundamental e deve ter sua base nos custos. Em termos de marketing, o principal é o custo percebido e não o valor de produção. Os custos que a produção teve, os gastos com a mercadoria, os canais de distribuição e a forma de promoção devem ser coerentes com o preço do produto.

O preço é a variável mais flexível no composto de marketing que pode ser rapidamente mudada em um curto prazo de tempo, isso pode facilitar mudanças estratégicas para a necessidade de vendas e de faturamento, ampliar a atuação do mercado na empresa e ter uma reação diante de estratégias de empresas concorrentes.

Dentre as diferentes maneiras de definir o preço de um produto está também a análise do mercado, dessa maneira é possível definir os preços através de uma pesquisa de empresas concorrentes que oferecem produtos similares ou idênticos. As semelhanças do produto precisam seguir a mesma intenção do atendimento das necessidades e dos benefícios ao cliente.

O preço deve proporcionar uma margem de lucro e não desestimular a compra. Se o preço estiver muito baixo, isso pode causar uma depreciação do produto, os clientes podem pensar que algo está errado.

Entre os componentes que podem ser considerados no preço estão: o custo, a concorrência, o consumidor e o valor agregado. No custo estão todas as despesas desde a matéria-prima até os impostos. A concorrência é um fator que influencia na dinâmica do mercado, podendo influenciar os preços. O consumidor deve ser levado em conta no momento de pensar se ele está disposto a pagar o preço que é ofertado, isso é feito através de pesquisas de mercado, do perfil do público-alvo e do cenário econômico. O valor agregado estabelece uma ligação entre o comprador e o produto, que satisfaz as suas necessidades, a partir de então existe uma percepção de um preço mais caro ou não.

 

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