5 dicas muito importantes para quem deseja comprar uma empresa

Um pequeno negócio à venda chamou sua atenção? Se você quer começar um próprio negócio e não sabe por onde, comprar um negócio existente pode ser uma ótima oportunidade sem passar pelo processo de começar do zero. Se você comprar uma empresa, seja um micro ou grande negócio, você pode pular a fase de inicialização inteiramente e começar as operações assim que a venda estiver completa. Tudo já estará configurado e pronto para funcionar.

Mas, infelizmente, as empresas à venda são como carros usados, há muitos deles por aí, mas alguns deles não serão um bom negócio. Para evitar ficar preso em um negócio ruim, você precisa investigar completamente o negócio que você está pensando em comprar. Veja como você pode dizer se essa pequena empresa à venda é um bom negócio ou uma péssima ideia:

Por que esta empresa está sendo vendida?

Em outras palavras, antes de comprar um negócio, descubra o verdadeiro motivo pelo qual a empresa está à venda. Não tome apenas a palavra do vendedor para isso. Claro, as pessoas se aposentam ou ficam doentes, mas a verdadeira razão pode ir além dessas e você acabar descobrindo isso muito tarde.

Descubra o que está incluído no preço pedido

Descubra o que está realmente à venda e o método de avaliação de negócios que está sendo usado. Se você comprar uma pequena empresa, quais recursos você estará recebendo?

As pessoas que vendem negócios normalmente possuem uma ficha técnica, listando os ativos envolvidos e oferecendo uma estimativa de seu valor. Peça detalhes se alguma coisa não estiver clara.

Estude toda essa negociação com diligência

Certifique-se de fazer sua diligência antes de comprar uma pequena empresa. Estudar a performance passada do negócio é mais do que fundamental. Peça e examine os últimos três anos das demonstrações financeiras da empresa. Se você não tem treinamento na análise de demonstrações financeiras, tenha um profissional, como um contador, reveja as demonstrações financeiras. Você também quer saber quem preparou esses dados financeiros. Exemplo: eles foram preparados pela administração do negócio, ou por um contador?

Descubra o que realmente vale a pena

Descubra o que você deve realmente pagar pelo negócio. Quando você está comprando um carro usado, esta é uma questão simples de comparação de compras, mas a avaliação de negócios é consideravelmente mais complicada.

É comum utilizar vários métodos de avaliação de negócios para chegar a um preço. Ao preparar a lista de ativos (folha de especificações), por exemplo, o vendedor poderia ter usado:

Valor contábil (com base no balanço patrimonial da empresa)

Valor contábil modificado (valor contábil ajustado para refletir o valor de mercado atual dos ativos)

Valor de substituição (com base no que custaria para substituir o recurso)

Valor de Liquidação (com base no que o ativo traria se o negócio fosse liquidado)

Veja o negócio em funcionamento

Antes de comprar um negócio, obtenha uma perspectiva interna pedindo permissão ao vendedor para observar o negócio por vários dias. Esta pode ser uma ótima maneira de descobrir como o negócio que deseja comprar funciona de verdade. Caso o vendedor não concordar com isso, não significa necessariamente que seja um sinal ruim. Ele ainda pode estar pensando em você como um espião industrial ou algo do tipo, pois tudo ainda é especulação.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *