Vença a crise e tenha sucesso nos seus negócios

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A crise bateu na porta da maioria das empresas brasileiras, e trouxe consigo prejuízos incalculáveis para a economia nacional. Como podemos lidar com tudo o que anda acontecendo no nosso país? Como superar a crise, se manter no mercado e prosperar com o seu empreendimento? Este artigo fornecerá algumas dicas para você que é um empreendedor.

Elimine desperdícios

Momentos como esse nos ensinam algumas lições, entre elas, que devemos economizar no uso dos nossos recursos. Busque adotar o estoque mínimo, fuja da superprodução, elimine os desperdícios com transportes inadequados, rotas mal planejadas etc. Além disso, administre o tempo de trabalho na sua empresa, e lembre-se, mantenha o local de trabalho organizado, um ambiente assim é o ideal para que a sua equipe produza mais em menos tempo.

Invista nos seus clientes

É claro que você precisa buscar por novos clientes o tempo todo, entretanto, invista nos seus atuais clientes. Investir na prospecção de novos clientes pode sair caro, o que não acontece com os consumidores que já fizeram algum negócio com a sua empresa.

Nesse sentido, o relacionamento pós-venda deve ser analisado. Como a sua empresa anda se relacionando com a clientela atual? Existe a preocupação em fidelizá-los? Pense nisso, e desenvolva uma estratégia voltada nesse ponto.

Oportunidades

Esteja atento às oportunidades. Revise o seu mix de produtos, talvez existam novidades no mercado que podem ser aproveitadas pela sua empresa. O que está em alta atualmente no mercado? Responda essa pergunta e desenvolva uma estratégia que seja coerente com o seu negócio.

Preços

A precificação dos seus produtos ou serviços são compatíveis com os preços praticados pelos seus concorrentes? Será que você não está perdendo clientes por essa razão? A atual conjuntura econômica obriga o mercado a se autorregular, tenha isso em mente, e revise os seus preços, os comparando com a concorrência.

Além disso, veja se os negócios online não estão levando alguns clientes de você. Os seus concorrentes não estão apenas na sua rua, bairro ou cidade, pense nisso e considere investir nisso também. O mercado online pode alavancar as suas vendas.

Marketing digital

A internet é uma ferramenta fantástica para a captação de novos clientes. Além disso, comparado ao marketing tradicional, o marketing digital costuma custar muito menos.

Esteja presente nas redes sociais, tenha um site e não perca a oportunidade de fazer novos negócios.

Exportação

Se a sua empresa produz produtos que possam ser exportados, pense nessa estratégia. Estude empresas do seu ramo que investiram na exportação, o mundo é muito grande para a sua empresa se restringir somente ao Brasil. Procure por consultores que auxiliam nessa jornada.

As dicas apresentadas nesse artigo visam auxiliá-lo a enfrentar a crise com a cabeça erguida. Busque implementá-las em seus negócios.

 

 

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