Como fazer uma análise de mercado em três passos

Resultado de imagem para analise de mercado

Todo empreendedor que se preze e quer ver seu negócio crescer deve analisar o mercado do produto ou serviço oferecido. Afinal, como está o mercado para o meu negócio? Essa é a primeira pergunta a se fazer. Depois, é preciso entender o mercado de acordo com o perfil do cliente. Caro empreendedor, você conhece seu público consumidor? Pois bem, essa é a principal atividade para analisar o mercado, conhecer seu público; quem são e onde vivem seus potenciais clientes. Se o negócio for um comércio, por exemplo, a presença constante do seu público em uma determinada região também define o local do seu negócio. Veja abaixo três dicas para fazer uma análise de mercado eficiente.

Aplicação de um questionário

Você pode fazer várias entrevistas de modo a saber como são os hábitos dos seus clientes; o trabalho que executam, se estudam ou não, se tem filhos, estado civil e muito mais. Algumas empresas são especialistas em pesquisas qualitativas com esta; uma ótima maneira de ter informações profissionais sobre seus clientes. Além do mais, ao pesquisar sobre o mercado consumidor da empresa, o empreendedor pode ter muitas surpresas em relação a faixa etária e até dos interesses dos clientes.

Onde estão seus concorrentes?

O empreendedor deve buscar as estratégias específicas dos seus concorrentes. Seja um cliente do seu concorrente por um dia, veja o atendimento, observe os preços e as promoções. O que seu concorrente tem para encantar o cliente, você também possui? Qual o seu diferencial? Investigue a sua concorrência e perceba o que eles fazem de ruim para o negócio. Seus concorrentes têm uma presença online? O conteúdo do site é relevante? Todas essas perguntas deverão ser respondidas e compor o estudo sobre o mercado do seu negócio.

Análise dos dados coletados

Agora vem a parte prática! Depois das entrevistas dos clientes, observação dos concorrentes é preciso agrupar todos os dados em único documento e elaborar uma análise com base nas informações coletadas. Para isso, o empreendedor pode fazer o uso de gráficos, imagens, fotos, anotações de respostas dos entrevistados. A análise de mercado servirá para definir novos produtos ou serviços e aperfeiçoar o crescimento do negócio.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *