Evite erros comuns cometidos por empreendedores iniciantes

Image result for empreendedor iniciante

Abrir uma empresa é o objetivo de muitos empreendedores que buscam uma carreira com mais liberdade em sua vida profissional e chances altas de ganhos, no entanto, é preciso estar atento com vários erros que podem ser frequentemente cometidos por quem ainda não tem uma experiência no mundo dos negócios. Diversas pesquisas apontam que a abertura de um negócio é um dos maiores sonhos dos brasileiros. É preciso ter cautela no momento de iniciar uma jornada no mundo empresarial.

Aprender com os próprios erros é uma maneira infalível para melhorar como empreendedor, mas é preciso tomar cuidado com alguns equívocos que podem causar graves prejuízos a um negócio a ponto de na pior das hipóteses causar uma falência. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de cada 10 negócios que são abertos, seis são fechados antes de completar 5 anos, por isso, é importante saber que empreender exige muito mais do que se possa esperar.

É importante seguir alguns passos para que o sonho de um negócio próspero não se transforme em uma falência. Antes de colocar cada uma das ideias em prática é necessário elaborar um plano de negócios que detalhe todas as ações que precisam ser tomadas para que a empresa criada seja organizada e tenha o progresso esperado. É através do plano de negócios que a empresa pode ter claro os seus objetivos e as ações que farão o negócio crescer.

A ansiedade é um dos fatores que muitas vezes faz o empresário ser precipitado, com pressa de abrir o primeiro o negócio o plano de negócios não é realizado, e assim os erros que poderiam ser previstos no papel acabam acontecendo na prática causando algum dano ao empresário.

Com comprometimento e pesquisa o planejamento para abrir uma empresa torna mais visível onde se quer chegar e quais os caminhos menos difíceis para isso. Depois do planejamento, a estratégia de atingir o público-alvo se torna mais eficaz quando é mais ativa, apenas esperar os clientes chegarem é outro erro que se deve evitar quando se pode investir em publicidade e ações de promoção para atrair clientes.

As finanças pessoais não podem se confundir com as finanças profissionais, é importante definir quais ganhos estão relacionados à empresa, considerando os custos, imprevistos e demais contas que possam surgir no futuro.

No momento de seguir todas as leis que exigem burocracia, é necessário prever o tempo que será gasto com esse tipo de formalização. Quando se trata do regime tributário que será adotado pela empresa é essencial procurar o que mais se adequa ao perfil da empresa, o que irá gerar mais benefícios e menos custos, não ter essa categoria de conhecimento pode trazer um prejuízo maior do que previsto.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *