Quer empreender? Aprenda com os Chineses

Resultado de imagem para empreendedor chines

Neste mundo globalizado sempre podemos aprender com a experiência de outros. Vamos pegar um exemplo de um país lá do oriente: há não muito tempo atrás, quando víamos um produto Chinês, logo tínhamos aquela impressão de que eram produtos baratos e de baixa qualidade. Era apenas algo para “quebrar um galho”, para resolver seu problema até conseguir um produto melhor.

Mas em pouco tempo isso mudou: de sinônimo de fabricantes de produtos “descartáveis”, os produtos “made in China” passaram a ser alvo de desejo dos consumidores, ansiosos pelo excelente “custo x benefício” de seus produtos. Até tradicionais empresas ocidentais, reconhecidas por seus produtos de qualidade, terceirizaram suas produções para a China.

O que aprender com os Chineses?

Nós brasileiros podemos seguir algumas lições que deram certo no esforço Chinês ao buscar a competitividade no mundo empresarial global. Em poucas décadas conseguiram transformar a mentalidade de seus empreendedores e trabalhadores com algumas premissas básicas:

– Foco

– Criatividade

– Organização

Estes pontos analisados individualmente já seriam responsáveis por grandes transformações em qualquer empresa, porém ao juntá-los em um plano de ação mais abrangente, se tornam elementos propulsores não apenas de uma empresa, de um negócio individual, mas de toda a economia de um país, ao ser aplicado em larga escala.

Foco

Neste item, os empresários Chineses escolhem um produto ou serviço e focam nas necessidades do cliente. Atendê-lo é o objetivo buscado, nada mais, nada menos. mantê-lo satisfeito é a forma de conseguir fidelizar o cliente por muito tempo.

Criatividade

Essencial para qualquer empreendedor. Se fizer o que todos fazem, não haverá diferencial para sua empresa e isso pode causar a estagnação de seu negócio. Inovar é a palavra. Não existe nada que não possa ser feito de forma melhor ou mais eficientemente. A inquietação é a chave da mudança.

Organização

Minimizar retrabalhos devido a erros, reduzir desperdício de materiais e mão de obra, otimizar seu sistema de distribuição são exemplos de vantagens competitivas provenientes da organização. Pense em sua empresa: onde eu posso atuar para ser mais competitivo?

Empreendedores chineses em visita ao Brasil deram a sua contribuição para nós, levantando alguns pontos que eles acreditam terem sido importantes no desenvolvimento de seu país. Vale a pena saber não é? Veja aqui.

O mercado brasileiro tem muito espaço para ser explorado, sua grande população e sua proporções geográfica continentais são ideais para o empreendedorismo. Somos um celeiro de empreendedores prontos para tomarmos o mundo com nossos produtos e serviços, bastando para isso encontrar seu nicho de mercado e aplicar estas pequenas atitudes em seu dia a dia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *