Verdades e mentiras sobre abrir uma loja virtual

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Com o mercado cada vez mais competitivo e estruturas físicas cada vez mais caras, o e-commerce cresce a cada dia mais no Brasil. Entretanto, no meio de toda essa “facilidade” que o mundo virtual sempre parecer oferecer, é importante definir o que é verdade e o que é mentira em relação à esse mercado.

Com operação simplificada e possibilidade de iniciar as atividades sem a necessidade de estoque, uma loja virtual parece muito mais atrativa. Ainda assim, existem muitas dúvidas não esclarecidas acerca do investimento necessário para empreender por este meio e quanto faturamento pode ser gerado em quanto tempo.

Antes de qualquer coisa, o empreendedor precisa definir em um planejamento adequado, definindo bem o nicho de atuação, focando nele. Apesar de parecer um processo simples, a abertura de uma loja virtual requer alguns cuidados cruciais.

Muitas pessoas acreditam que o custo para iniciar uma loja virtual é 0, isso é mentira. Claro que, se comparado com o de uma loja física, o investimento inicial parece muito baixo, mas ainda assim não é nulo. Ainda que pouco, sempre é preciso investir. Mesmo optando por alguma forma de empreendimento de baixíssimo custo, é necessário investimento para criação de marca, estruturação adequada e compra dos primeiros produtos.

Outro mito acerca de lojas virtuais é que o lucro acontece depressa. Ainda que um negócio virtual alcance mais visibilidade e/ou crescimento acelerado do que uma loja física, ainda é preciso esperar um certo tempo até que as vendas devolvam seu investimento inicial e comece a andar com as próprias pernas. É preciso que a loja tenha produtos que sejam a “vaca-leiteira”, sempre provendo sustento para novos produtos e produtos que já estão saindo da comercialização.

Um engano comum no pensamento das pessoas é que qualquer um pode fazer a gestão de uma loja virtual. Isso também não é verdade. Assim como qualquer outro empreendimento, a loja virtual precisa ser pensada, planejada, testada, divulgada, desenvolvida e todos os processos administrativos que envolvem o andamento de uma empresa. Para chefiar um negócio, é preciso ser capacitado. Existem muitos cursos e ferramentas que auxiliam no aperfeiçoamento dessas questões.

Uma grande verdade e, quem sabe, a maior vantagem de abrir uma loja virtual, é a possibilidade de iniciar a comercialização com poucos produtos. O importante é ter quantidade significativa do mesmo produto, do que propriamente um vasto portfólio de produtos.

Outra verdade, é que possuir loja virtual agrega valor ao negócio. Não é necessário ser uma marca muito conhecida para atuar de forma competitiva no e-commerce. É possível trabalhar um bom e-commerce mesmo com uma empresa de pequeno porte.

Se gostou dessas dicas, confira um artigo sobre como possuir um e-commerce de sucesso, clicando neste link.

 

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