2 modelos de negócio on-line altamente rentáveis

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Ganhar dinheiro na Internet é o sonho de muitas pessoas desde 1996, quando um dos maiores nomes em negócios on-line, Jeff Walker, mostrou que era possível se tornar um milionário vendendo produtos e serviços por meio de sites.
Tal possibilidade é animadora, afinal um empreendimento digital permite uma vida mais livre, com horários flexíveis e a tão desejada independência financeira.
No entanto, o que a maioria das pessoas ainda não entende é que ter um negócio on-line não se resume a subir um site. O site é essencial? Sim, mas não é o suficiente. Na verdade, o site corresponde apenas ao canal de comunicação bidirecional com o cliente, isto é, o empreendedor atrai e fala com o consumidor e este lhe responde, se tiver interesse.
Existem várias outras partes de um empreendimento tais como produtos ou serviços, público-alvo, faixa de preços, distribuição e marketing.
Diante de tantos detalhes, o primeiro passo de um projeto digital é a escolha do modelo de negócio, ou seja, a visão panorâmica da iniciativa.
Nem todos os modelos de negócio são indicados para um empreendimento on-line, tampouco para um time de uma única pessoa. Por outro lado, há 2 modelos perfeitamente adaptados para o mundo digital. Quais? Continue a leitura e descubra a seguir.
Infoprodutos

Infoprodutos consistem em produtos digitais tais como:

  • E-books
  • Áudios
  • Vídeos
  • Cursos on-line

Embora sejam comercializados por preços mais baixos, os infoprodutos permitem alcançar um grande volume de vendas. Uma vez criado um e-book, por exemplo, não há limite de disponibilidade. E isto é uma das principais vantagens deste modelo.
Já que o produto não acaba no estoque, é possível vender por tempo indeterminado, enquanto houver clientes dispostos a comprar.
Além disso, o empreendedor tem o trabalho de criar o produto uma única vez e irá vender inúmeras cópias de modo automatizado, usando ferramentas de e-commerce ou lojas virtuais.

O risco envolvido é baixo, visto que a atividade exige um investimento pequeno: a hospedagem de um site é um serviço de preço acessível e dependendo do infoproduto, o custo de produção pode ser zero.
Finalmente, escalar o negócio representa outro ponto positivo: o empreendedor pode adicionar vários infoprodutos ao seu portfólio e, por consequência, aumentar seu lucro, sem elevar proporcionalmente os custos.
Consultoria

A consultoria se refere a um serviço de aconselhamento individual ou em grupo sobre qualquer área. Um exemplo disso são as consultorias de marketing, em que o empreendedor indica estratégias de publicidade para o seu cliente.

Todo o processo é realizado a distância, seja por meio de webinars, Skype, e-mails, fóruns de comunidades, dentre outros.

Embora a consultoria envolva um número menor de clientes, se comparada ao modelo de infoprodutos, o seu preço é bem mais alto. Isto significa que com poucos compradores, o empreendimento pode ter alto lucro.

O contato direto com o público-alvo proporciona a oportunidade de fazer pesquisa de mercado constantemente. Ao conversar diretamente com o consumidor, tem-se o acesso a uma série de informações relevantes tais como seus anseios, suas preferências, seus desafios e seus problemas. De posse destes dados, os serviços podem ser ajustados para atender, de maneira mais eficaz, as necessidades dos clientes.
Além disso, os depoimentos obtidos durante e após a consultoria constituem um recurso imprescindível para estabelecer a autoridade da marca.

Se ambos os modelos são altamente rentáveis, qual seria a melhor opção? A decisão deve levar em conta:

  • O conjunto de habilidades e conhecimentos do empreendedor
  • O tipo de produto ou serviço cuja produção cabe dentro de seu orçamento e de seu tempo
  • O tipo de cliente desejado
  • A afinidade do empreendedor pelo tema do negócio
  • O tipo de rotina visada pelo empreendedor

Dessa maneira, você já está apto para escolher o seu modelo de negócio digital. Não perca mais tempo e comece a planejar o seu empreendimento.

 

 

 

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