Snapchat participa do mercado de ações

Um dos aplicativos mais famosos entre as redes sociais, o Snapchat, tem as suas ações valorizadas a 17 dólares. Isso faz com que a empresa dona do aplicativo seja valorizada em 24 bilhões de dólares no mercado, o que é o dobro do valor do Twitter que já está há anos nesse mercado.

O interesse do mercado nessa categoria de investimento indica que existe uma expectativa em aplicativos de redes sociais para a geração de lucros. Ainda com essa valorização em suas ações a empresa criadora do Snapchat precisa reagir contra os índices negativos de sua receita, pois o prejuízo líquido da empresa teve uma quantia de 38% no ano passado. A expectativa do valor do aplicativo no mercado de ações era de 14 a 16 dólares. Houve um interesse dos investidores por novos meios de gerarem lucros.

O Snapchat é um aplicativo amado pelos adolescentes, sua função fundamental é a transmissão de vídeos em tempo real sem a necessidade de armazenamento, em que se baseia também o seu rival Periscope.

Apesar de ter sido lançado na bolsa de valores com um valor razoável, existe o desafio de se manter em pé diante da concorrência, como o Facebook, por exemplo. Com 158 milhões de usuários, o Snapchat vem ganhando destaque com uma rede social da atualidade, mas ainda é necessário se estabelecer com um aplicativo que tenha uma boa capacidade de gerar renda.

Segundo uma publicação do The Economist, a única empresa que alcançou um número tão expressivo em sua estreia na bolsa foi o Alibaba, em 2014. Essa valorização pode incentivar o mercado a criar mais startups.

O criador do Snapchat é Evan Spiegel, um jovem de 26 anos que conseguiu fazer com que seu aplicativo se tornasse um sucesso e uma concorrência para as demais redes sociais sobreviventes da dinâmica tecnológica e das mudanças que elas exigem.

Em uma de suas investidas, o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, viajou até Los Angeles para fazer uma oferta para o dono do Snapchat, que na época tinha 23 anos. O valor da proposta para a compra da empresa foi de 3 milhões de dólares, no entanto, Spiegel não aceitou a proposta e reconheceu que foi muito corajoso em um cenário onde o Facebook estava dominando o mercado.

Com a entrada do Snap no mercado de ações, existe um interesse de investidores para acertar nessa escolha de ação, no entanto, especialistas de tecnologia estão olhando com muita cautela para esse tipo de investimento tão imediato, como na estreia no mercado de ações. De acordo com as especialistas Shira Ovide e Rani Molla da Bloomberg: “Comprar ações do IPO do Snapchat na próxima semana é um ato de loucura. É uma coisa de doido comprar ações de uma empresa que só gera receitas há dois anos”. O investimento em novas empresas na bolsa de valores por si só já é arriscado, enquanto o investimento em uma estreia tem o dobro de riscos, e se tratando de uma empresa nova como o Snapchat o triplo, afirmam as especialistas em tecnologia.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *