Como uma empresa é encontrada por clientes na internet

Os sites ou blogs constituem uma das formas mais eficazes de comunicação entre uma empresa e seus clientes. Além da versatilidade de conteúdos, podem ser usados em todas as etapas da jornada de compras, desde a descoberta até a aquisição.

Desse modo, garantir tráfego para o blog é essencial, pois quanto mais pessoas conectadas e interessadas, maiores as chances de aumentar a base de consumidores e, por consequência, o ROI (retorno sobre o investimento).

No entanto, ao traçar estratégias de marketing, podem surgir dúvidas sobre como as pessoas encontram o blog. Diante disso, são mostrados a seguir os 5 tipos de tráfego que atraem visitantes para um site de conteúdo empresarial.

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Tráfego direto

Neste tipo de tráfego, o visitante digita o nome do site diretamente na barra de endereços. Portanto, ele conhece o site e está retornando provavelmente porque teve uma experiência positiva. Este tipo de acesso é consistente quando a marca já possui autoridade em seu setor.

 

Tráfego de referência

Neste caso, o blog recebe visitas por indicação de outros sites, seja por links ou por guest posts – posts que a empresa publica em sites de parceiros, que possuem conteúdo relacionado ao de seu segmento.

Esta é uma excelente opção para aumentar as visitas e conquistar audiência, afinal, se um site em que as pessoas confiam citou o blog da organização, este também passa a ser considerado como relevante. Ao focar em visitas por referência, é possível construir autoridade e engajar o público com a marca.

 

Tráfego social

A vantagem das redes sociais está no poder de divulgação e no aumento do alcance do site. Ter visibilidade contribui para o reconhecimento da marca e para que, eventualmente, o conteúdo atinja pessoas que realmente têm interesse nos produtos e serviços da empresa, isto é, clientes potenciais.

 

Tráfego pago

O tráfego pago é formado por anúncios, os quais são geralmente usados em campanhas. Uma de suas vantagens corresponde à segmentação do público, visto que os anúncios podem alcançar possíveis consumidores no momento em que estão procurando por algum produto ou serviço da organização.

Dentre as maneiras populares de criar anúncios digitais, destacam-se os lances na Google Adwords.

A plataforma de publicidade da Google funciona por leilão e exibe anúncios considerando alguns critérios, tais como o valor do lance e a relevância do anúncio. Um aspecto interessante é que a própria empresa anunciante define o valor do lance e paga à Google somente quando alguém clicar em seu anúncio.

 

Tráfego orgânico

Esta fonte de acesso serve a diferentes objetivos: converter visitantes em clientes, educar o mercado, obter reconhecimento e auxiliar vendas. No tráfego orgânico, as pessoas chegam até o blog por mecanismos de busca. O site aparece nos resultados caso possua palavras-chave relacionadas ao termo de pesquisa.

Deve-se ressaltar que o tráfego orgânico não é gratuito. Os custos são indiretos, pois embora não seja necessário pagar para aparecer nos resultados de pesquisa, é preciso investir na produção de conteúdo relevante com frequência.

Uma vantagem do acesso orgânico são os conteúdos evergreen – informações que continuam sendo válidas mesmo após a sua publicação e, por consequência, continuam gerando visitas e diminuem o investimento exigido ao longo do tempo.

Finalmente, a fim de garantir o sucesso de um site é fundamental alinhar as ações de tráfego com os objetivos do negócio, orçamento atual e o público-alvo. Além disso, o planejamento e a avaliação periódica também devem ter o seu espaço nas atividades de uma empresa bem-sucedida.

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