A importância do capital de giro para os pequenos negócios

Muitas empresas correm o perigo de fecharem as portas por não ter o planejamento financeiro necessário. Uma das estratégias eficazes no sucesso de uma empresa é a construção de um capital de giro adequado às necessidades do negócio. Uma empresa sem capital de giro ou ativo circulante entrará em crise a longo prazo. É comum os empresários estimarem o preço de material de escritório, aluguel do espaço e serviços de fornecedores, mas não conseguem planejar o capital de giro que é justamente a capacidade da empresa de se manter enquanto não der lucro. É preciso que os empreendedores aprendam sobre a importância do capital de giro em suas empresas. Confira abaixo informações úteis para os empreendedores de sucesso.

Resultado de imagem para capital de giro

O que é capital de giro?

Capital de giro ou ativo circulante é o recurso financeiro necessário para manter a empresa funcionando independente do lucro que ela tem. A empresa precisa de recursos materiais, recursos para pagamento de fornecedores,recursos para financiamento de clientes, pagamento de dívidas a curto, médio e longo prazo e todos os recursos financeiros para fazer a empresa girar. Para entender o quanto de capital de giro a empresa demanda o empreendedor determina a diferença dos recursos aplicados no negócio menos a quantidade de recursos que a empresa para financiar o capital de giro. O negócio precisa se pagar até dar algum lucro. O capital de giro é um auxílio para o sucesso do negócio.

 

Como calcular e controlar o capital de giro?

Uma forma simples para calcular o capital de giro é CGL: AC-PC onde AC é ativo circulante ( aplicações financeiras, bancos, caixas, contas a receber de clientes, e o PC é o passivo circulante que são os pagamentos aos fornecedores, contas a pagar, empréstimos etc). Para calcular o capital de giro é preciso avaliar o atual momento da empresa, o que falta, o que sobra, os pagamentos e os investimentos, isso pensando estrategicamente o quanto de dinheiro é preciso ter para manter a empresa funcionando. Para o empreendedor controlar o capital de giro de modo evitar a falência é preciso ter planejamento estratégico. Quais são os objetivos presentes e futuros da empresa? Para o sucesso do empreendimento o capital de giro precisa se adequar ao plano de negócio. O empreendedor que sabe para onde está indo com certeza terá sucesso no negócio.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *