Otimize sua rotina de empreendedor adotando 6 hábitos simples

Ao aventurar-se no mundo dos novos negócios, uma das principais mudanças que o empresário enxerga é em sua agenda e estilo de vida. Os compromissos começam a surgir, novas tarefas aparecem a todo tempo e as reuniões começam a ficar mais frequentes.

Em meio a essa mudança rápida e radical na rotina, muitos gestores não param para organizar seu novo cotidiano ou refletir sobre hábitos que podem levar a empresa mais longe. Por isso, confira 6 atitudes que beneficiam empresa e empresário no processo de construção de um novo negócio.

Delegue tarefas

Por mais que a nova empresa seja como um filho para o empreendedor, é necessário praticar o desapego. Selecione uma equipe competente e de confiança para delegar responsabilidades com segurança.

Muitas vezes, o dono da empresa envolve-se demais com detalhes da operação, e acaba por desviar seu foco do seu real papel: gerenciar a empresa e fazê-la crescer.

Tenha disciplina com o e-mail

Essa é uma das principais ferramentas de trabalho do empreendedor, mas também uma das mais perigosas no desvio da atenção. Aquela conferida inocente na caixa de entrada pode acabar desencadeando uma ânsia em responder e resolver tudo de uma vez só, tirando o foco das atividades que já estavam listadas e priorizadas.

Evite a conferência constante do e-mail, além de buscar iniciar o dia com uma outra tarefa que não seja a leitura do correio eletrônico.

Foque na saúde

Empresário de cama não consegue tocar o negócio, certo? Por mais que o dia a dia esteja corrido, não abra mão de refeições saudáveis e exercícios frequentes.

Cerque-se de ferramentas

À medida que o negócio vai crescendo, compromissos, informações de contatos importantes, finanças e processos de venda são alguns dos exemplos do que pode fugir do controle do dono da empresa.

Felizmente, opções de ferramentas não faltam no mercado para garantir a ordem na gestão da organização.

Saiba dizer não

Quando a empresa começa a ganhar relevância, os convites para palestras, eventos e reuniões crescem com ela. Muitas vezes, são excelentes oportunidades para fazer novos contatos e investir em relacionamento com o mercado. Outras vezes, nem tanto.

Saiba avaliar e priorizar essas atividades. Não é necessário dizer que o tempo do empreendedor é precioso.

Tire férias

Mesmo parecendo uma utopia no mundo dos novos negócios, as férias são fundamentais para a saúde mental dos administradores. Com organização prévia e um time bem estruturado, esse tempo de folga torna-se possível, e as energias renovadas irão se refletir no desempenho do gestor na volta.

É comum ouvir que “a vida de empreendedor não é fácil”, mas ficar repetindo esse tipo de crença apenas prejudica o crescimento da empresa. Em vez disso, que tal adotar hábitos que podem trazer vantagens efetivas para a gestão da companhia e para a vida de quem a administra?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *