O segredo da Apple que você precisa saber

A Apple hoje é vista como a maior referência em produtos eletrônicos e computadores. Mas porque ela se diferencia tanto? Ela possui dezenas de concorrentes ao seu redor, mas ela passeia livre, longe de todos, na passarela do comércio, sempre se mostrando um passo à frente.

Steve Jobs, embora tenha errado várias vezes na sua carreira, a ponto de ser demitido da própria Apple, empresa que ele mesmo fundou, tem uma coisa diferente de todos os demais fabricantes de eletrônicos e computadores. Esta coisa é chamada de perspectiva, ou ponto de vista.

Se observarmos as companhias concorrentes, vemos claramente que elas focam nos recursos dos aparelhos. Claro! Quanto mais recurso um aparelho tiver, maior pode ser o preço exigido por ele. Isto é óbvio e é extremamente justo. Mas este parece ser o principal atraso dessas concorrentes.

Digo isto porque, quando criamos ou desenvolvemos um recurso, todas as ações de propaganda e publicidade serão voltadas para este recurso. Quando as pessoas assistem a essas propaganda sobre os recursos, grande parte delas comparam o produto com produtos de outras fabricantes, por que o cérebro age assim naturalmente. Como forma de prevenir erros, ele busca entender se aquilo é prejudicial a ele. E faz isto por meio de comparação. Mas vale lembrar que isto não é feito conscientemente. É uma reação imperceptível.

Qual é o grande problema disso? Se a pessoa compara o seu recurso com o recurso do seu concorrente, isto quer dizer que você é igual a ele. Ou seja, fabrica os seus produtos com as mesmas perspectivas dele. E isto é uma coisa que a Apple não faz. A Apple pensa de frente para traz.

Antes de simplesmente criar um aparelho, ou um recurso novo no aparelho, a Apple pensa porque ela deve criar aquele aparelho; porque deve ser criado da forma x ou da forma y; quais serão os benefícios que aquele aparelho, ou recurso, trará para o consumidor. Primeiro ela busca o porquê, e depois ela busca o recurso. Se você começar a reparar as propagandas e comerciais da Apple, ou até mesmo se fizer uma visita ao site, perceberá que eles respondem essas perguntas.

Vender produtos, vender recursos, vender aparelhos, todos vendem. Por isso todos se igualam. A Apple poderia vender produtos, recursos, entre outros, mas quando ela busca o motivo antes de produzir o produto, ela passa a ter a oportunidade de vender o benefício que aquele produto proporciona, e não somente o produto, e exatamente isto afasta ela da média. Fazendo isto ela também se possibilita tampar várias fendas que um determinado produto pode possuir nos demais fabricantes do mercado.

 

Quando você vende benefícios que ninguém vende, você pode cobrar o que ninguém cobra!

 

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