O Que Você Precisa Saber Antes de Abrir o Próprio Negócio

Para muitas pessoas, o sonho de ter o próprio negócio supera as vantagens de ter um emprego estável. As startups e os pequenos negócios são hoje uma tendência entre brasileiros de todas as idades que buscam uma alternativa ao posicionamento tradicional no mercado de trabalho.

Para que um novo negócio obtenha sucesso e torne-se sustentável, é preciso muito mais do que vontade e disponibilidade de tempo, se preparar e ter expectativas realistas de acordo com o ramo escolhido é essencial.

Além dos conhecimentos específicos necessários para a o ramo de atividade em que a empresa está inserida, o empreendedor deve buscar capacitação também nas áreas de gestão financeira, gestão de pessoas e marketing. Existem muitos cursos on-line gratuitos que podem ajudar o empreendedor na hora de obter estes conhecimentos, como os disponibilizados pela Fundação Getúlio Vargas.

Um plano de negócios bem preparado é o principal ingrediente para o sucesso de uma empresa. Muito mais do que um simples planejamento, o plano de negócios deve iniciar com a definição do negócio e conter uma análise da concorrência e do mercado, seleção do público alvo e estabelecer objetivos a curto, médio e longo prazo.

O plano de negócios finalizado também permitirá que o empreendedor faça o levantamento dos recursos financeiros, humanos e materiais que irá precisar para colocar a operação em prática. Neste momento ficará claro o montante de dinheiro a ser investido e, para evitar imprevistos, o planejamento deverá ser revisado e adaptado à realidade financeira do empreendedor. É de extrema importância que o dono do negócio não invista todo o seu dinheiro de uma vez, pois é necessário que seja feita uma reserva financeira para utilização em situações emergenciais.

Para formalizar a empresa é indispensável o auxílio de um contador e de um advogado, que poderão orientar os primeiros passos, evitando problemas futuros. Outro contato importante é com um profissional de comunicação, que poderá criar e desenvolver a marca de acordo com as expectativas do empreendedor e o público alvo.

Acima de tudo, é preciso que o dono do novo negócio tenha a consciência de que empreender, no início, é muito mais trabalhoso do que ter um emprego com carga horária fixa e funções determinadas. Porém, a satisfação de colocar em prática o objetivo de ter o próprio negócio e a determinação em obter sucesso, ajudam a superar as dificuldades do início e a manter o foco, levando muitos empreendedores a atingirem suas metas e viverem exclusivamente do fruto do seu trabalho.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *