O foco das startups

Uma startup é uma empresa que começou a atuar no mercado e tem o foco voltado para a tecnologia. Muitas startups surgiram e juntamente com o seu crescimento diferentes áreas estão se fundindo com as possibilidades que elas estão criando. Com chances significativas de ter um bom desempenho no ramo em que atuam as startups têm se destacado com sua forte influência na vida prática, tanto no mundo off-line quanto no on-line.

Para começar como uma startup é importante identificar o nicho que será atingindo, o seu público e o nível de praticidade que o serviço ou produto terá na vida do consumidor final. Geralmente o consumidor busca por alternativas que estão mais voltadas para um custo menor que o tradicional, mas que tem uma qualidade tão boa quanto os serviços tradicionais ou até superior. Um exemplo bem-sucedido de uma empresa que tem feito um bom trabalho como uma startup é o Uber, que tirou o monopólio dos táxis que por muito tempo tinham todo o mercado de transporte particular de carros, e por isso não se preocupavam em melhorar o seu serviço.

As finanças é um dos ramos que as startups também estão se destacando, o que é realmente importante para um melhor atendimento voltado para uma necessidade específica do cliente. Muitos bancos tradicionais não têm essa praticidade e eficiência, e assim abrem espaço para uma eficácia que está surgindo com as startups do ramo financeiro, também conhecidas como “fintechs”.

Outro ramo que está trazendo mais praticidade é a internet das coisas. Esse termo é usado para intitular o serviço que a internet ligada a aparelhos pode oferecer, dessa forma é possível conseguir um melhor aproveitamento dos recursos naturais, como a energia por exemplo. A segurança é outro fator importante que estimula a atividade de startups que trabalham nesse nicho.

Com a inteligência artificial muitas possibilidades são trabalhadas para um melhor desempenho dos serviços prestados. Através da inteligência artificial é possível prever desastres naturais, além disso, outras aplicações são realizadas como assistência virtual e mapeamento dos costumes de clientes na internet para fazer o marketing eficaz em determinado público-alvo.

Na área da saúde existem as startups que pretendem trazer um estilo de vida mais saudável com os seus produtos. Com aplicativos que orientam a forma de fazer exercícios físicos ou que procuram mostrar os benefícios de uma alimentação saudável, as empresas estão atingindo um público que busca por essa opção tecnológica.

Atualmente as grandes e tradicionais empresas estão entendendo a importância das startups e não perdem a chance de unir suas forças fazendo parcerias, assim tornando mais ampla e mais específica sua atuação. Dessa forma, o investimento em uma startup aliado com a vocação do empresário pode ser uma opção de sucesso no ramo tecnológico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *