Conheça a história da Mullen Lowe, empresa criada pelo publicitário José Borghi

A Mullen Lowe Brasil, antiga Borghi Lowe começou, literalmente, no quintal da casa de um dos seus criadores. O negócio surgiu de uma parceria entre dois criativos na DM9DDB, Erh Ray e José Borghi. Ambos deixaram carreiras já consolidadas – com grandes campanhas no currículo, como a dos mamíferos de pelúcia da Parmalat, por exemplo – para tentar fazer dar certo a ideia de começar uma agência de publicidade, que teve sua primeira sede no quintal da casa de Erh Ray. Sem a ajuda de financiamentos, investidores ou bancos, a Borghierh, como foi nomeada, nasceu de um ato de coragem e ousadia.
Em 2002, estavam abertas as portas do tímido escritório de quintal, mas que já contava com clientes de peso – como era o caso do Shopping Iguatemi, Ox e Matec. O planejamento rigoroso, o foco nos resultados e a relação estreita com os clientes, renderam a confiança de mais marcas para a Borghierh. Com muito trabalho e dedicação, a que hoje, depois de muitas transformações, é a atual Mullen Lowe conquistou destaque no mercado.
Foi em 2006, já com quatro anos de estrada, que a empresa ganhou a atenção do terceiro maior grupo de publicidade do mundo: a Interpublic Group (IPG). Foi nesse mesmo ano que a fusão com a Lowe do Interpublic aconteceu e a Borghierh, atual Mullen Lowe, passou a acrescentar o nome Lowe no final.
A ex empresa de quintal seguiu evoluindo – a receita líquida do ano de 2009, se comparada à de 2008, cresceu 98%. Foram arrecadados mais de 634 milhões de reais somente em 2009. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), uma das maiores empresas de pesquisa de mercado da América Latina, a agência chegou ao quarto lugar entre as maiores empresas de publicidade e propaganda.
Algum tempo depois Erh Ray tornou-se ex-sócio da empresa e a Borghierh mudou de nome mais uma vez – passou a se chamar Borghi Lowe, agora no comando exclusivo de José Borghi. O crescimento seguiu, e a empresa adquiriu outros clientes importantes como a Caixa Econômica Federal, Uol, Ministério da Saúde, Ericson e Unilever.
O publicitário José Borghi, em pesquisa feita pela revista GO Brasil, estava entre os vinte executivos mais influentes do ramo da publicidade e propaganda. Não à toa, no currículo de Borghi estão 14 leões do Festival de Cannes, sete estatuetas do London Festival, quinze premiações da Abril Publicidade, dez prêmios The One Show, onze prêmios no The New York Festival e, em 2014, o prêmio agência do ano no Festival Brasileiro de Publicidade.
Outras mudanças aconteceram na história da Borghi Lowe, mais recentemente. Devido a fusão entre a Mullen e a Lowe&Partners, a agência passou a se chamar Mullen Lowe. A mudança do nome faz parte de uma exigência do grupo Interpublic. José Borghi passou a atuar no cargo de CEO da empresa, juntamente com o publicitário brasileiro André Gomes. Este cuida da parte gerencial, já Borghi atua na inovação e criatividade da Mullen Lowe.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *