PREPARE-SE PARA EMPREENDER

As altas taxas tributarias e incertezas políticas são fatores contínuos que afetam a vida da empresa, porém aponta-los como os únicos vilões é no mínimo ingenuidade. O principal motivo que faz uma empresa fechar é o baixo nível de gestão empresarial que provoca a falta de capital de giro, baixos lucros e alto endividamento.

Capacidade para buscar soluções, ter cultura inovadora e aprender com os erros fazem com que empreendedores ganhem funcionários e gestores mais comprometidos e responsáveis, tornando o negócio altamente competitivo.

MÁGICA.

O brasileiro é considerado empreendedor e criativo e em momentos de crise com altos índices de desemprego a palavra MOTIVAÇÃO surge como uma solução mágica para todos os problemas, unindo a criatividade com empreendedorismo. A motivação por si só não leva a lugar algum, aliás tem uma frase muito difundida pela internet que diz:

“Na subida do Everest existem centenas de corpos de pessoas altamente motivadas”

Portanto, não se trata apenas de motivação, para aumentar as chances de sucesso é preciso que haja preparação e capacitação.

TIPO DE EMPREENDEDOR

O Nato – Vê oportunidades de negócios onde outros não veem, coloca as ideias em pratica desde cedo;

O Oportunista – Oposto do nato, não é otimista nem confiante, não busca empreender e aguarda a oportunidade bater a sua porta;

O Ambicioso – Ficar rico é o seu objetivo e sua maior motivação é ganhar dinheiro, não importando o tipo de negócio ou se possui afinidade;

O Idealista – Oposto do ambicioso, é motivado pelo impacto social que seu empreendimento pode gerar, o dinheiro será consequência do trabalho;

O Autêntico – Tem um jeito próprio de fazer as coisas, é reticente quanto a seguir regras e tem crenças pessoais que influenciam na escolha de seu trabalho;

O Legatário – Herdou as características empreendedoras ou o próprio negócio, foram preparados para assumirem o comando e praticam o que aprenderam formalmente e com seu tutor.

APRENDENDO

Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso identificar o seu perfil e buscar as ferramentas disponíveis para adquirir as características que lhe faltam, como:

  • Iniciativa;
  • Perseverança;
  • Coragem para correr riscos;
  • Capacidade de planejamento;
  • Eficiência e qualidade;
  • Rede de contatos;
  • Liderança.

É necessário também, entender como um plano de negócios funciona, saber como o mercado é definido e detectar as carências. Com essas informações é possível dimensionar o escopo de atuação, o tipo de marketing, a projeção de lucros e etc.

Aprender conceitos e elementos básicos sobre finanças, apuração dos resultados do negócio, calcular o fluxo de caixa é primordial para poder ser capaz de diagnosticar a situação financeira.

SAIBA MAIS SOBRE EMPREENDEDORISMO, ACESSE O PORTAL DO SEBRAE

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *